terça-feira, 17 de abril de 2012

Ponte Preta 1 x 2 Corinthians – Liderança confirmada

Com apenas o zagueiro Chicão de titular, o Poderoso Corinthians venceu mais uma partida pelo Paulistão de 2012, dessa vez frente a Ponte Preta. A partida foi no Moises Lucarelli, em Campinas, e era válida pela última rodada do torneio.
No primeiro tempo começamos pressionando o adversário, mas não conseguimos ter uma atuação brilhante, principalmente com atuação discreta dos dois laterais, mas criamos as primeiras oportunidades com Gilsinho e Élton. Já o adversário ficou limitado aos contra-ataques, que por sua vez não eram bem aproveitados e quando levava perigo pararam nas defesas de Danilo Fernandes.
O meia Douglas em dia inspirado chutou de fora da área, mas o goleiro espalmou e no rebote Vítor Júnior não soube aproveitar. A pedidos do professor Tite a equipe começou a explorar o lado direito, entretanto Weldinho não conseguia fazer a passagem e ir a linha de fundo. Na única vez que obteve êxito Vítor Júnior acertou cabeçada rente a trave. Em seguida ainda tiveram oportunidades Douglas, de falta, e Ramón em chute cruzado.
Se a Ponte Preta pouco ameaçou, o maior perigo eram nas bolas alçadas na área que não conseguiam ser cortadas por Chicão e Marquinhos. Roger e Enrico quase marcaram em lances desse tipo.
No segundo tempo o Corinthians voltou aceso e aos 20 segundos Vitor Júnior arrancou pelo lado esquerdo, invadiu a área e cruzou. Gilsinho apareceu livre na pequena área, e antes de finalizar foi empurrado pelo lateral Renan. O juiz só teve que apontar a marca da cal.
Na cobrança da penalidade máxima Chicão cobrou com perfeição e abriu o placar para o nosso time. Com a vantagem no placar continuamos a pressionar o adversário, ainda mais porque encontrávamos diversos espaços. Então aos 5 minutos Vítor Júnior recebeu bola de Élton pela esquerda e bateu cruzado, o goleiro adversário novamente soltou a bola e Weldinho empurrou para o fundo das redes.
Com 2 a 0 não restou outra alternativa para o time campineiro a não ser partir pro ataque e tentar descontar, entretanto o adversário só conseguia levar perigo com o centroavante Roger, que estava sendo bem neutralizado pelo goleiro Danilo Fernandes.
A partida já estava decidida e por isso a torcida pediu pela estreia do chinês Zizao, mas o professor Tite preferiu dar oportunidade para Giovani, Felipe e Matheuzinho que entraram nos lugares, respectivamente, Gilsinho, Weldinho e Vítor Júnior.
E todos quiseram mostrar serviço e levaram perigo primeiramente com Élton e depois com Giovanni, mas todos pararam na defesa do goleiro Bruno.
Querendo descontar aos 43 minutos a Ponte Preta partiu pra cima, e William Arão fez pênalti infantil sobre Maranhão. Na cobrança Renato Cajá cobrou e marcou. Entretanto não dava mais tempo pra nada. No final 2 a 1 pra gente.
Com o resultado e a vitória do Linense sobre a equipe da Vila Sônia o Corinthians fechou a primeira fase com 46 pontos, e a liderança da competição. Agora voltará a campo no domingo (22/04), às 16h, contra a mesma Ponte Preta pelas quartas-de-final.

Danilo Fernandes – Excelente. Fez alguns milagres durante a partida e sai do gol bem melhor do que o nosso titular. Precisa ter calma somente no momento de repor a bola em jogo. Nota: 9.

Weldinho – Regular. Não jogou nada no primeiro tempo, mas voltou fazendo uma grande partida no segundo tempo e foi agraciado com o gol. Precisa voltar a arriscar mais chutes ao gol e apoiar o ataque. Nota: 8.

Chicão – Pode mais. Foi bem na cobertura das jogadas, mas falhou grotescamente nas jogadas aéreas, bem como levou duas bolas nas costas que é inadmissível para um jogador de seu nível. Fez mais um gol pro seu currículo. Nota: 8.

Marquinhos – Ótimo. Jogador com apenas 17 anos e que tem uma grande responsabilidade, merece ser inscrito na próxima fase da Libertadores e durante a partida foi preciso em todos os lances, inclusive fazendo boa jogada de ataque no final. Nota: 10.

Ramón – Fraco. Alguns torcedores vão discordar de mim, mas em minha opinião não serve nem para vestir o nosso manto sagrado e muito menos ser capitão. Continua limitadíssimo e destoa de nosso elenco. Nota: 6.

Willian Arão – Falta maturidade. Com cara feia, mas um bom jogador. Precisa ter calma em lances cruciais para não cometer faltas e pênaltis como fez. Ainda tem que olhar muito o Ralf jogar para depois almejar uma vaga na equipe. Nota: 6.

Cachito Ramírez – Discreto. Se preocupou mais na marcação do que na armação das jogadas, por isso teve uma participação discreta na equipe. Podemos contar com esse jogador em diversas posições e isso é muito bom. Nota: 7.

Douglas – Tem que jogar mais. Foi realmente a melhor partida que fez depois de sua volta, entretanto está abaixo na forma física e ritmo de jogo do Danilo e Alex. Por enquanto é mesmo para jogar no time reserva. Entretanto é uma opção de qualidade que temos nos dois campeonatos. Nota: 7.

Vítor Júnior – Bom. Chegou ao Corinthians e foi expulso em um jogo que não podia, mas tem talento e mostrou isso contra a Ponte Preta. Precisa melhorar em alguns fundamentos, mas armou boas jogadas. Nota: 8.

Gilsinho – Na direita. Jogador que tem velocidade pelo lado direito e faz boas jogadas individuais, mas somente daquele lado. Foi bem e sofreu o pênalti. Nota: 7.

Élton – Bem abaixo. O centroavante deu uma de Souza no jogo contra a Ponte, sabe jogar muita bola e fazer muito bem o pivô, mas nessa partida teve somente alguns momentos de lucidez. Nota: 6.

Giovani – Regular. Deu um bom chute ao gol e tomou uma bola nas costas que levou perigo ao setor defensivo. Nota: 5.

Felipe – Entrou. Sem nota.

Matheuzinho – Entrou. Sem nota.

Tite – Quase perfeito. Tem a equipe na mão e montou realmente um grupo que está unido para ganhar os campeonatos. Teve a iniciativa correta de colocar os reservas frente a Ponte Preta e mostrou que temos jogadores muito bons e que podem segurar a barra, em caso de necessidade. Só não foi perfeito porque poderia ter dado uma chance para o Matheuzinho ter jogado mais tempo, o menino foi o destaque da Copa São Paulo e ainda não teve a valorização devida. Nota: 9.

Fiel Torcida – Presente. Por mais uma rodada a nação corinthiana se fez presente e mostrou sua força para empurrar o time. Com certeza lotará o Pacaembu na quarta-feira e domingo. Nota: 10.

5 comentários:

  1. Boa análise! Adoro seu blog e espero que continue nos trazendo as informações no dia a dia. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Lucas Lima quanto a sua análise, só acho que o Chicão mereceria uma nota melhor e o Weldinho tb.

    ResponderExcluir
  3. Precisa aprender fazer avaliaçao ,pois nao tem parametro suas notas dadas ok.Muito fraca acho que devia ler mais jornais para fazer uma avaliaçao sem dendencia

    ResponderExcluir
  4. Grande Miguel, que bom ter participado aqui do blog. Minha avaliação é assistindo as partidas e não lendo os jornais, mas como sou jornalista leio todos os cadernos de "Esporte" possíveis, entretanto não levo em consideração a avaliação de comentaristas e repórteres para fazer a avaliação no meu blog. Respeito o trabalho de todos e acredito que alguns até pensam como eu, mas o meu estilo é assistir as partidas pela televisão ou estádio e fazer a análise e os comentários. Por isso uso alguns critérios para avaliar os atletas que estão em campo, e com base nisso são essas as notas que acredito os atletas merecerem nessa partida. Continue participando e opinando, até mesmo com a sua avaliação qto aos jogadores. Grande abraço! Tamo junto família!

    ResponderExcluir
  5. infelizmente Kennedynão concordo co alguns pontos seus.

    ResponderExcluir